06 março 2007

Cobrança por minuto: veja as alternativas para escapar de aumento na conta de telefone

Cobrança por minuto: veja as alternativas para escapar de aumento na conta de telefone

Por: Adriele Marchesini
05/03/07 - 18h53
InfoMoney

SÃO PAULO - A conta de telefone costuma chegar, no fim do mês, com um valor maior do que deveria. E agora, após o anúncio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de que a cobrança passará de pulso a minuto, economistas afirmam que o gasto pode ficar de 50% até 70% maior.

O prazo para que as operadoras alterem seu sistema começou na última quinta-feira (1º) e vai até o dia 31 de julho.

Controlando e economizando
Por conta disso, muitos consumidores devem aderir a formas alternativas de controlar o gasto - como o uso de celulares pré-pago - ou, então, àquelas mais baratas, mas que necessitam de uma maior tecnologia - como o serviço de voz sobre IP, ou o VoIP.

Veja abaixo alguns dados sobre cada tipo de telecomunicação antes de decidir por qual optar.

Celulares
"Para as famílias de baixa-renda, que não podem se comprometer a gastar R$ 40, R$ 50 por mês, o celular é uma forma de pagar estritamente conforme sua disponibilidade", afirmou o presidente da Teleco, Eduardo Tude. Supondo então que a pessoa tenha R$ 25 mensais para gastar com bate-papo via fone, ela coloca o crédito correspondente a esse valor e, quando acabar, pára de fazer ligações. Assim, não há risco de descontrole financeiro.

Essa prática é mais comum do que se imagina. De acordo com a mais recente Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2005, há mais casas com telefone celular do que fixo.

O levantamento mostrou que o porcentual de moradias com celular subiu de 47,8%, em 2004, para 59,3% em 2005, e o dos domicílios com linha fixa foi de 48,9% para 48,1%. Além disso, nos últimos quatro anos, a proporção de residências que contavam somente com celular subiu de 7,8% para 23,6%.

No entanto, caso o consumidor fique mais ao telefone, uma alternativa são os planos pós-pagos. Nessa alternativa, o usuário fecha com a empresa a utilização de um limite de minutos por mês por determinado valor. "Quanto maior o plano que você fizer, menos pagará pelo minuto", explicou Tude.

Então, para optar certo, o usuário deve levar em consideração o quanto gasta e, principalmente, quanto pode gastar. "É necessário primeiro avaliar seu perfil de consumo para ver qual plano utilizar", finalizou o presidente da Teleco.

VoIP
De acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), usar um serviço VoIP, que tem a internet como base, no lugar da telefonia convencional pode representar uma economia de até 76% no valor das ligações.

No entanto, da mesma forma que ocorre no celular, a pessoa deve, antes de qualquer coisa, pesquisar valores e o tempo que utiliza o telefone para poder escolher corretamente a operadora que prestará o serviço.

De acordo com a Pro Teste, lançar mão da tecnologia custa menos do que se imagina, uma vez que já existem no mercado aparelhos adequados ao sistema, sem a necessidade de um computador para fazer a intermediação.


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