25 abril 2007

Vai construir ou reformar? Falta de impermeabilização pode gerar gastos futuros

Por: Giovanna Rodrigues

InfoMoney


SÃO PAULO - Na ânsia de gastar menos durante uma obra, muitas pessoas acabam deixando alguns pontos importantes de lado. No entanto, a economia gerada costuma ser muito menor que os gastos gerados no futuro.

Para se ter uma idéia, os custos com a impermeabilização giram em torno de 0,5% a 2% no projeto de construção de um imóvel.

No entanto, os gastos para corrigir os problemas causados pela falta de impermeabilização, depois que a obra está pronta, podem superar 15% do valor total.

Durabilidade garantida
Conforme explica o engenheiro Marcelo Ming, da Lwart Proasfar Química, a impermeabilização garante a qualidade, durabilidade, conforto e salubridade do imóvel.

"O trabalho deve ser feito nas áreas frias, varandas, piscinas, reservatórios e todas as outras que estão sujeitas à penetração da umidade, seja ela sob a forma líquida ou vapor", orienta Ming.

Ainda de acordo com o especialista, a penetração indesejada de água no interior de uma casa pode causar problemas como mofo e degradação de argamassa, o que gera desconforto estético, problemas respiratórios e alergias.

Gasto não é desnecessário
Segundo o engenheiro da Lwart Proasfar Química, é necessário criar uma cultura de impermeabilização nas pessoas, pois muitas desconhecem sua necessidade e consideram ser um gasto desnecessário.

"É comum que o proprietário e o construtor optem por colocar um piso que custa R$ 50,00, em detrimento de investir na impermeabilização do local. E no final, é preciso quebrar o mesmo para impermeabilizar", ressalta Ming.

Nenhum comentário: