25 abril 2007

Líder: veja os possíveis erros na hora de transmitir tarefas

Por: Flávia Furlan Nunes

InfoMoney


SÃO PAULO - Você diz o que fazer, mas a equipe não responde? Erra a todo o momento e a produtividade tem caído a cada dia, desagradando os clientes e seu superior? Pois saiba que esta situação pode ser resultado de erros na hora de delegar tarefas.

A transmissão das tarefas deve ser feita para que o processo se torne mais eficiente e para que a produtividade aumente. Por isso, erros comuns podem fazer com que seu objetivo não seja atendido. Se sua equipe não está respondendo ao esperado, veja abaixo onde pode estar o erro ao delegar.

Diga como!
Mesmo que seu funcionário tenha passado por um período de treinamento, é importante que você tenha em mente que ele pode não ter entrado em contato com uma nova atividade ou que um determinado cliente pode ter pedido algo nunca feito. Por isso, delegue, mas converse.

Não fale apenas o que deve ser feito, mas quais os procedimentos necessários para isso. Se houver um modelo, apresente-o dizendo que deve ser respeitado. Converse e sempre, ao final da conversa, pergunte se há dúvidas.

Estabeleça regras
Isso significa que atividade deverá ser feita em determinado prazo. Deixe claro: "Isso é para amanhã até às 12h" ou "deve ser passado para mim para revisão até o final da tarde". Nunca fale "umas dez horas", já que o funcionário pode entregar o que pediu perto das 11h.

Diga também a importância e a urgência do trabalho, para que atinja os objetivos propostos e para que a atenção necessária seja dada para a atividade. Tenha autoridade, mas respeite seus funcionários.

Controle
Não espere que o funcionário faça melhor do que você, já que pode ter menos tempo na empresa e estar iniciando aquela atividade nunca feita. Nunca exija o que não foi cobrado, o melhor é deixar claro o que se espera com a atividade.

Controle, mas de maneira a não deixar seu funcionário sufocado ou se sentindo incapaz de realizar o trabalho sozinho. Aliás, o objetivo de delegar é fazer com que as atividades fluam mais, o que pode ser impossível com pressão, e fazer com que menos uma preocupação o atormente.

Nenhum comentário: