11 abril 2007

Está pensando em dar um celular para o seu filho? Atenção a alguns detalhes!

Por: Giovanna Rodrigues
InfoMoney

SÃO PAULO - De acordo com um estudo realizado pela Pantech com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a participação dos consumidores mais jovens (entre 7 e 13 anos) no mercado de telefonia celular cresceu 33% entre julho de 2005 e do ano passado.

Isso porque cada vez mais adultos resolvem dar aparelhos móveis de presente para as crianças. Segundo pesquisa da TNS Interscience, 40% dos pais pretendem comprar um telefone celular para os filhos de 6 a 15 anos nos próximos seis meses. E diante deste cenário, alguns pontos devem ser ressaltados.

Gastos extras
Lembre-se que colocar um celular na mão dos filhos significa um gasto extra, por menor que seja. Além do preço do aparelho, os pais terão de arcar com o custo dos créditos para fazer ligações, pelo menos 3 ou 4 vezes por ano, ou com a conta mensal (caso seja escolhido um plano pós-pago).

Por conta disso, antes de dar um telefone celular para a criança, sente e converse com ela sobre isso. Estipule um valor (mensal ou não) máximo a ser gasto e estabeleça se ele será descontado da mesada. Caso seu filho ultrapasse este montante, descubra o motivo e aplique uma punição cabível, como deixá-lo algum tempo sem o aparelho.

Orientação é fundamental
Outra dica fundamental é orientar as crianças, para que elas façam um bom uso do celular. Explique que o aparelho serve para ela se comunicar com os pais e/ou responsáveis, quando necessário, e não para bater papo com os colegas, entrar na internet ou ficar enviando mensagens para promoções etc.

Além disso, ensine os pequenos que o telefone móvel deve permanecer desligado ou no modo silencioso no período em que eles estiverem na escola, cinema , teatro etc. Isso porque muitas crianças ficam jogando ou mexendo no aparelho durante as aulas, sem contar as que realizam ou recebem ligações.

Lembre-se também de alertar seu filho sobre a possibilidade de perda, roubo ou furto do celular. Oriente-o a guardar o telefone em um local seguro e a evitar deixá-lo na sala de aula, cantina ou quadra, enquanto não estiver por perto

http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=655213&path=/suasfinancas/

Nenhum comentário: