15 setembro 2006

Dicas para evitar (Depressão)


1-Faça exercício físico diário ( do tipo aeróbico, que aumenta a freqüência cardio-respiratória ), ideal ao acordar. TEMPO: uma hora. ( natação, caminhada ou ciclismo ). O exercício físico, quando feito diariamente, aumenta a produção de betaendorfinas e encefalinas, opiáceos naturais que dão a sensação de bem estar e disposição.

2- Sono ideal - horário máximo para dormir : 22 horas. A parte mais nobre do sono acontece entre as 23h e 3h da manhã. Máximo para acordar: 6 horas da manhã. Após este horário aumenta o sono REM, que é o sono de sonhar, desvitalizador e depressivo. Não dormir durante o dia, pois este sono ao invés de descansar cansa.

3- Evitar atividades excitantes ( esportes, TV, telefonemas, discussões ) uma hora antes de dormir, dando preferência a atividades relaxantes ( música, relaxamento, etc. )...

4- Exposição à luz solar do início da manhã ou final da tarde, que promove aumento de melatonina, substância do ciclo sono/vigília e do humor humano.

5- Banho de morno a frio pela manhã, promovendo melhoria no despertar pelo choque térmico, ou banho quente a noite que provoca vasodilatação, ajudando a relaxar e facilitando a conciliação do sono.

6- Ter maior disponibilidade de tempo para relacionamentos familiares e sociais.

7-Busca de atividades profissionais, esportivas, encontros e reuniões que constituem momentos de prazer, que é o combustível da vida. Buscar ambientes abertos ( praças, paisagens onde existam mata, montanha , rio, mar , lagoa, etc. ). Ambientes fechados e atividades em apartamentos ( TV, computador, videogames, sons altos, etc. ) são estressantes e viciam.

8- Investir em lazer nos finais de semana, férias, etc. saindo da rotina casa , trabalho como meio de resgatar a tranqüilidade. Lazer é fundamental e se faz com criatividade, buscando novidades.

9- Evitar muita exposição à ambientação artificial ( ar condicionado, carpetes, vidro fumê, luz de uma artificial, etc. ), pois comprovou-se que este tipo de ambiente provoca desgastes físico e psicológico, irritação, problemas alérgicos, infeções das vias aéreas, dor de cabeça, Estresse e até depressão.

10- Investir em hobbies ( tipo costura, pintura, jardinagem, pescaria, etc.) desviando o pensamento de preocupações rotineiras, melhorando o relaxamento.

11- Após as 18h, evitar alimentos pesados, jantar,carnes vermelha, frituras, etc. que prejudicam o aprofundamento e as fases do sono, causam pesadelos, fazendo com que o sono seja insatisfatório.

12- Uso de vitaminas C ( 2g/dia - Cebion, Redoxon, suco de laranja ou acerola ) e vitmina E (400 mg/dia - ex. Ephynal ou vitaminas E400 importantes ) diariamente após exercício físico.

13- Evitar produtos do tipo guaraná em pó, giseng, catuaba, que são excitantes e interferem na qualidade do sono. Apesar de aumentarem a vitalidade, desencadeiam quadros ansiosos e depressivos.

14- Não usar anfetaminas (remédios para emagrecer ) que dão irritabilidade, insônia, agressividade e depressão. Mesmo a espirulina, usada em fórmulas homeopáticas, é depressora para algumas pessoas.

15- Não usar bebida alcoólica, principalmente no início do tratamento com antidepressivo! Após esta fase, caso use, no máximo uma vez por semana, e de preferência fermentados (cerveja, vinho, champagne ).

16- Não fumar. Além de prejuízos pulmonares e cardiovasculares, a nicotina esta ligada a modificações no humor, tais como ansiedade e depressão.

17- Uso freqüente de folhas verdes, como couve, alface e outras, pois elas contêm Tryptofano, substância fundamental para a produção de neurotransmissor cerebral, a seretonina que regula o humor, pensamento e ação.

18- Beber no mínimo 2 litros de água por dia, evitando a desidratação celular que provoca estresse em nível cerebral.

Nenhum comentário: