10 janeiro 2010

Pouco usado, cartão de débito é opção para turista em viagem ao exterior

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela MasterCard com 600 pessoas em viagem ao exterior revelou que apenas 31% levam com elas o cartão de débito internacional. Pouco usado, ele é uma opção para quem quer fugir das oscilações do câmbio.

Grande parte dos viajantes ainda opta pelo papel moeda e pelos cheques de viagem (travelers checks) para realizar pagamentos no exterior, o que não é tão seguro quanto um cartão, que permite o bloqueio em caso de perda ou extravio.

O cartão permite pagamento direto em estabelecimentos comerciais e também o saque em caixas eletrônicos. “A forma de realizar ambas as operações é muito simples. O cliente precisa avisar o seu banco que irá viajar e realizar as compras e saques da mesma forma que utiliza o cartão no Brasil, inclusive com a mesma senha” explicou o vice-presidente de Produtos para Mass Market da MasterCard Brasil, Erick Luiz.

Modalidades

Conheça abaixo as formas de pagamento que os brasileiros podem usar no exterior:


Moeda em espécie e traveler check: sempre leve um pouco de dinheiro em espécie, que tem a facilidade de ser aceito em qualquer local, e também uma parte em traveler check. A dica é comprar com antecedência, para não deixar para última hora e ter de aceitar um câmbio alto.
Cartões de débito: permitem ao turista pagar despesas e fazer saques, na moeda local, em todo o mundo. A diferença é que o cartão é carregado, antecipadamente, em dólar, euro ou libra. Ou seja, assim como na compra de moeda ou TC, a pessoa já pode programar, com antecedência, quanto terá disponível para gastar, sem se preocupar com as oscilações do câmbio.
Cartão de crédito: você pode usar seu cartão de crédito, desde que ele seja internacional, para fazer saques e pagamento de compras. Porém, são cobradas taxas que podem comprometer o orçamento. Além disso, o pagamento das contas é feito no dia de vencimento da fatura e o câmbio válido é o desta data. Por isso, a modalidade se torna arriscada.
Campanha

Em parceria com a TAM Viagens, a MasterCard está lançando uma campanha para que seja explicado ao consumidor, no momento da aquisição do pacote de viagens, sobre como se usa o cartão de débito internacional.

“Esta é uma ação educativa para que os nossos consumidores percebam o cartão de débito como mais uma opção que agrega comodidade, segurança e praticidade na hora de realizar compras ou fazer saques no exterior”, disse a diretora de Marketing da MasterCard, Cristina Paslar.


http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2010/01/08/pouco-usado-cartao-de-debito-e-opcao-para-turista-em-viagem-ao-exterior.jhtm