05 dezembro 2008

Golpes de internete

"os golpes consistem em enviar e-mails usando essa identidade com assuntos como "Nossa foto no churrasco" ou "parabéns pela conquista" que fazem com que a vítima abandone o senso crítico e caia no golpe", alerta o especialista.

Outros golpes
Telefonemas em nome de bancos ou operadoras de telefonias, que solicitam informações como número de conta e CPF, também merecem a desconfiança do cliente.

"O mais indicado é, antes de fornecer qualquer dado, ligar para um agente de relacionamento e verificar se a instituição está realmente solicitando este tipo de informação", aconselha o coordenador da Comissão de Fraudes Eletrônicas da Febraban, César Faustino.

Há perigo ainda em e-mails do tipo "Você está sendo traído", "Seu nome está na lista do Serasa", "Saudades de quem te ama", "Veja fotos inéditas do desastre aéreo" de determinada companhia ou "Confira fotos eróticas" de determinado artista, que remetem a itens anexos, por exemplo, os quais, se clicados, podem acionar mecanismos capazes de espionar a máquina do destinatário.

Números
Os especialistas lembram que grande parte dos golpes virtuais são praticados por quadrilhas altamente especializadas e compostas por criminosos não raro ligados ao tráfico de drogas e armas.

Entretanto, segundo a Febraban, os investimentos dos bancos em segurança já resultam na diminuição de 29,6% no número e de 27,5% no valor das fraudes registradas em 2008.

Para que estes números continuem caindo, a Federação dá algumas dicas para realização segura de operações na internet:
Desconfie sempre das "estórias" que receber pela internet, principalmente quando oferecem vantagens ou ganhos fora do comum


Não clique em links desconhecidos e preste muita atenção a qualquer anormalidade


Conheça bem a página do seu banco e preste muita atenção à qualquer anormalidade


Mantenha seu micro com antivírus atualizado e com um software de proteção contra ataques pela internet (firewall).